Buscando fortalecer a participação social e a transparência na gestão pública, a Controladoria-Geral do Acre (CGE) lançou na segunda-feira, 12, no auditório do Museu dos Povos Acreanos, em Rio Branco, o Manual para Atuação das Ouvidorias. A publicação, que contou com a participação de mais de 60 servidores e 40 ouvidores do Estado, tem como objetivo orientar e capacitar os servidores das ouvidorias públicas do Poder Executivo, padronizando os procedimentos e garantindo um atendimento de qualidade aos cidadãos.
Nova ferramenta visa melhorar atendimento e transparência nos serviços públicos estaduais. Foto: Raryka Souza/CGE
O manual estabelece um padrão de atendimento e procedimentos para todas as ouvidorias do governo do Estado, com o intuito de garantir a igualdade e a eficiência no atendimento aos cidadãos, orienta sobre o armazenamento e o tratamento das informações coletadas nas ouvidorias, garantindo a segurança e a privacidade dos dados, em conformidade com a legislação vigente, e determina prazos claros para resposta às manifestações dos cidadãos, assegurando a agilidade no atendimento.
Controladora-geral, Mayara Bandeira: “Que a voz do cidadão seja ouvida”. Foto: Raryka Souza/CGE
A controladora-geral do Estado, Mayara Bandeira, destacou que, com a publicação desse material, o governo do Acre demonstra seu compromisso em fortalecer o sistema de ouvidorias, tornando-o mais eficiente e eficaz na resolução de demandas e na promoção da participação popular. “O manual é uma ferramenta fundamental para que as ouvidorias possam atuar de forma mais profissional e transparente, garantindo que a voz do cidadão seja ouvida e atendida”, afirmou.
Ouvidora-geral, Márcia Cristina Portela apresenta Manual para Atuação das Ouvidorias. Foto: Raryka Souza/CGE
Para a ouvidora-geral do Estado, Márcia Cristina Portela, o guia busca otimizar os processos de atendimento e tratamento das manifestações dos cidadãos, agilizando a resolução de problemas e aumentando a satisfação do usuário: “O manual contribui para a construção de uma administração pública mais transparente e acessível, garantindo o direito do cidadão à informação e à participação”.