Governo do Acre e de Pando se reúnem com representantes do BID para tratar de projetos de cooperação transfronteiriça

Com a colaboração de Janine Brasil

A delegação do governo do Acre esteve reunida, nesta quinta-feira, 25, em Santa Cruz de la Sierra, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante o encontro técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima (GCF).

A reunião teve a presença da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, do governador de Pando, Regis German Rocher, e das coordenadoras do BID no Brasil (unidade da Amazônia), Tatiana Schor, e na Bolívia, Juliana Johannsen.

Na agenda, foram discutidas necessidades do estado para captação de investimentos e o alinhamento de estratégias de trabalho conjunto entre Brasil e Bolívia. Entre as prioridades do governo do Acre, foram abordados projetos voltados para minimizar danos das enchentes, saneamento básico e proteção das florestas, com destaque para o desenvolvimento de economia verde.

Agenda discutiu necessidades do Estado para captação de investimentos e alinhamento de estratégias de trabalho conjunto. Foto: cedida

 

“Agradecemos ao banco pelo interesse em investir na nossa região. Essa parceria estratégica vai acelerar nosso desenvolvimento e, ao mesmo tempo, garantir melhor qualidade de vida para a população no enfrentamento às enchentes e no combate às mudanças climáticas, além de dar oportunidades de novos negócios para as comunidades, integrando todas as secretarias do governo”, disse a vice-governadora Mailza.

Já o governador de Pando explicou que essa parceria é importante e, na região transfronteiriça, “os benefícios são conjuntos”. 

Governador de Pando disse que parceria é necessária para fortalecer ações nos três países. Foto: cedida

 

“Enfrentamos os mesmos problemas que a Bolívia e as cheias do Rio Acre, a seca e o desmatamento. Também necessitamos de investimentos em outros projetos de saneamento básico, a proteção das florestas; então é o início de um trabalho conjunto entre os três países”, disse a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias.

O encontro também teve a presença da controladora-geral do Estado (CGE), Mayara Lima, e do diretor de Meio Ambiente da Sema, André Pellicciotti.

Em reunião, foram discutidos potenciais projetos do Acre com a instituição de fomento. Foto: cedida

 

Autor: Fernando Santtos