Controladoria-Geral do Acre fortalece ouvidorias e promove participação social

A Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE), por meio da Ouvidoria-Geral, finaliza nesta quarta-feira, 29, o ciclo de visitas a mais de 60 órgãos públicos do estado. A iniciativa teve como objetivo fortalecer e implementar as ouvidorias setoriais do estado, garantindo que todas as unidades da administração pública disponham de um canal eficiente para receber e atender as demandas dos cidadãos.

Foram abordados temas como adesão à plataforma Fala.BR, conclusão de pedidos de acesso à informação no sistema e-SIC, capacitações, pós-graduação em Ouvidoria Pública e alinhamento com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre o relatório de gestão anual da Ouvidoria.

Consolidando a voz da população acreana

As visitas da Ouvidoria-Geral proporcionaram um diagnóstico preciso da realidade das ouvidorias em cada órgão, mapeando as necessidades e desafios específicos de cada unidade. Por meio de um trabalho colaborativo com os servidores públicos responsáveis pelas ouvidorias, a equipe da Ouvidoria-Geral ofereceu orientação e acompanhamento, promovendo a implementação das melhores práticas na gestão desse serviço essencial.

Equipe da Ouvidoria-Geral do Estado e Setoriais da Sesacre. Foto: cedida

“O fortalecimento das ouvidorias é fundamental para a construção de uma gestão pública mais transparente, eficiente e participativa. A pedido do Governador Gladson Cameli estamos trabalhando para fortalecer a participação social, a democracia e a gestão pública do estado”, destaca a controladora-geral, Mayara Bandeira.

Canais de comunicação mais acessíveis

As ouvidorias servem como pontes entre o Estado e a sociedade civil, permitindo que os cidadãos apresentem suas demandas, denunciem irregularidades e participem da construção de uma gestão pública mais justa e democrática. “As visitas da Ouvidoria-Geral foram um passo importante para fortalecer esse canal de comunicação e garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados”, afirma a ouvidora-geral do Estado, Márcia Cristina Portela.

Ouvidoria-Geral, Márcia Cristina Portela, com a equipe do Corpo de Bombeiros. Foto: cedida

Próximos passos

A CGE segue comprometida com o aprimoramento das ouvidorias e a promoção da participação social na gestão pública do Acre. As ações realizadas durante o ciclo de visitas servirão como base para a implementação de melhorias contínuas nas ouvidorias, com o objetivo de garantir que todos os cidadãos acreanos tenham acesso a um serviço de qualidade.

A meta da CGE é implantar ouvidorias em 80% dos órgãos do Poder Executivo do Acre até junho e em 100% dos órgãos até dezembro de 2024.