Com o objetivo de fortalecer a Rede de Ouvidorias do Estado e promover estratégias colaborativas para o aprimoramento dos serviços públicos, a Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE) realizou, nesta terça-feira, 16, no Museu dos Povos Acreanos, a primeira edição do Projeto Roda de Conversa – Fala Ouvidor.

O encontro reuniu os ouvidores das ouvidorias setoriais de diversas secretarias e órgãos estaduais, para compartilhar experiências, apresentar sugestões e relatar desafios vivenciados no exercício da função. A proposta busca identificar pontos de melhoria para aprimorar os canais de comunicação entre Estado e sociedade, consolidando práticas de governança e ampliando a participação cidadã.

Para a Controladora-Geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, o projeto reforça a importância da participação dos profissionais que atuam diretamente no contato com a população:
“As ouvidorias são pontes fundamentais entre o cidadão e o Estado. Ao criar esse espaço de escuta, estamos não apenas valorizando os ouvidores, mas também fortalecendo a gestão pública com mais integridade, transparência e compromisso com a sociedade acreana”, destacou.

A Ouvidora-Geral do Estado, Márcia Cristina Portela de Mesquita Souza, também ressaltou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da Rede de Ouvidorias:
“Esse encontro representa uma oportunidade ímpar para ouvir de perto quem está na linha de frente, atendendo às demandas da população. É nesse diálogo que identificamos desafios, mas também encontramos soluções e boas práticas que podem ser compartilhadas em toda a Rede. O Fala Ouvidor chega para unir e potencializar o trabalho das ouvidorias setoriais”, afirmou.

Pedro Silva Siqueira, Ouvidor do Iteracre, comentou sobre a importância do encontro:
“É um espaço fundamental para compartilhar experiências, unir os profissionais, solucionar dúvidas e trocar aprendizados. Momentos como este contribuem diretamente para a melhoria contínua dos serviços que prestamos à população.”
A expectativa é que o Fala Ouvidor se consolide como uma ação permanente, estimulando o aprendizado coletivo, a valorização profissional e a ampliação da efetividade da escuta social no Acre.
