Acre fortalece agenda de integridade e transparência em reunião nacional de controle interno

A Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE) participou da 56ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada em Belém (PA), nos dias 4 e 5, o encontro que reuniu representantes de controladorias de todo o país para debater temas estratégicos como sustentabilidade, governança, avaliação de políticas públicas, integridade e fortalecimento dos sistemas de controle interno.

Equipe da Controladoria-geral do Estado e da Controladoria-Geral do Município de Rio Branco. Foto: Cedida

O evento é um importante espaço de articulação institucional e troca de boas práticas entre os entes federativos, em um momento em que o controle interno assume papel ainda mais relevante na prevenção de irregularidades, na promoção da transparência e no aprimoramento da gestão pública.

A controladora-geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, que também é vice-presidente do Conaci, destacou a importância do encontro para o fortalecimento das ações desenvolvidas no Acre.

“O Conaci é um espaço estratégico de construção coletiva, onde são definidas diretrizes que orientam e fortalecem a atuação das controladorias em todo o país. Para o Acre, participar ativamente desse ambiente representa não apenas um avanço institucional, mas também a oportunidade de compartilhar nossas experiências, aprender com boas práticas e projetar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado em prol de uma gestão cada vez mais íntegra, transparente e eficiente”, afirmou.

Outro destaque da programação foi a oficina promovida pela Transparência Internacional, que contou com a participação do diretor de Transparência e Integridade da CGE, Marcus Venicius Nunes da Silva. A atividade abordou os resultados do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) e apontou caminhos para o aprimoramento das políticas de acesso à informação e integridade nos estados.

Representando o Acre, diretor integra reunião técnica do CONACI e contribui para o alinhamento de diretrizes nacionais de controle e transparência. Foto: Cedida

“Esse intercâmbio com os principais órgãos de controle do país fortalece a atuação da Diretoria, qualifica as estratégias da CGE e contribui para a elevação das práticas institucionais aos mais elevados padrões de transparência internacional, gerando impactos positivos diretos para a sociedade acreana”, destacou.

A participação da CGE na reunião técnica dialoga diretamente com as ações que vêm sendo desenvolvidas no Estado, como o fortalecimento da política de transparência ativa, a modernização dos instrumentos de controle e a implementação de iniciativas voltadas à promoção da cultura da integridade no serviço público.