Apresentação - Mapa Estratégico

O controle interno no Brasil tem voltado sua atenção para atuação preventiva e orientadora. Esse novo cenário que se apresenta decorre das novas perspectivas impostas às organizações de controle frente à complexidade das ações governamentais e aos anseios da sociedade por uma gestão baseada em resultados.

Até pouco tempo, o controle interno de uma organização era comumente limitado a questões financeiras. Nos dias de hoje este conceito evoluiu e também é englobado o contexto em que ocorrem as atividades e, em particular, os aspectos ligados à estratégia, estrutura organizacional, comportamento individual, cultura organizacional e ao contexto social e competitivo.A Controladoria Geral do Estado do Acre por meio de todos os seus servidores é parte desse processo. Engajada no aprimoramento da gestão e no estímulo ao controle social inerente à correta aplicação dos recursos públicos, persegue o cumprimento de seu papel constitucional.

Como qualquer atividade administrativa, o controle precisa ser planejado para se alcançar os objetivos estabelecidos, de modo a maximizar o cumprimento da nossa Missão.  
Ao passo que apresentamos o planejamento estratégico é estabelecido um compromisso com a sociedade e, ao mesmo tempo, define-se a percepção de um futuro desejado alinhado à importância de cada servidor inerente as questões relativas às mudanças necessárias para sua implementação.

Importantes avanços têm sido percebidos na gestão pública acreana e o planejamento estratégico da CGE faz parte da consolidação dessa cultura gerencial que busca atender uma sociedade mais participativa, principalmente, em relação à fiscalização e controle da gestão.

Elaborado para o período de 2013-2017, o Plano Estratégico foi construído com a participação de todos os servidores, onde o caminho a ser seguido pela CGE/AC estabelece os objetivos estratégicos a serem alcançados.