Acre institui Conselho Estadual de Controle Interno em assembleia com municípios

Em um marco histórico para o fortalecimento da governança pública e da cooperação entre Estado e municípios, o governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizou nesta quinta-feira, 27, a assembleia geral de fundação do Conselho Estadual de Controle Interno do Acre (Coneci/Ac), que ocorreu de forma online e reuniu representantes das unidades de controle interno das prefeituras acreanas.

A diretoria executiva eleita conta com membros dos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima. Foto: Raryka Souza/CGE

Durante a assembleia, foram aprovadas a fundação do Conselho, regimento interno, a votação do Estatuto Social e a eleição da primeira Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal. O Coneci terá papel estratégico na orientação, qualificação e padronização de procedimentos relacionados à transparência, auditoria, integridade e gestão de riscos, ampliando o alcance das políticas estaduais nessas áreas e garantindo apoio técnico contínuo às administrações municipais.

A composição da Diretoria Executiva reúne representantes dos municípios acreanos, garantindo uma atuação colaborativa e alinhada às necessidades locais. Essa representatividade municipal fortalece a integração entre as prefeituras e o Estado, amplia o alcance das ações de transparência e integridade e assegura que as decisões do Conselho considerem realidades distintas, promovendo benefícios diretos ao sistema de controle interno em todo o Acre.

Foto: Raryka Souza/CGE

A controladora-geral do Estado e presidente eleita do Conselho, Mayara Cristine Bandeira de Lima, destacou que a criação do CONECI consolida um espaço permanente de cooperação institucional e aprimoramento técnico. Segundo ela, o fortalecimento dos mecanismos de controle interno contribui para prevenir irregularidades, qualificar os serviços públicos e aumentar a confiança da população nas instituições governamentais.

“A CGE tem trabalhado com um compromisso firme de elevar o padrão da gestão pública acreana. Atendemos a uma orientação clara do governo de buscar, constantemente, um nível de governança comparável às melhores práticas nacionais e internacionais. Isso significa aprimorar processos, fortalecer controles, qualificar servidores e promover uma cultura de integridade que seja referência para outros estados. O CONECI nasce como um instrumento essencial para avançarmos nessa direção, garantindo que Estado e municípios caminhem juntos na construção de uma administração pública mais moderna, eficiente e respeitada em todo o país”, disse.

A secretária-geral do Coneci e chefe da Unidade Central de Controle Interno da CGE, Vangela Nogueira de Oliveira Maquiné, ressaltou a relevância estratégica do conselho:

“A criação do Coneci representa mais do que a união dos órgãos de controle interno, é a consolidação de um espaço permanente de cooperação, aprendizado e fortalecimento institucional. Com o Coneci, estamos construindo uma rede que valoriza a transparência, a integridade e a boa governança.”

A criação do Coneci marca o início de uma nova etapa para o sistema de controle interno acreano, consolidando um ambiente colaborativo entre Estado e municípios e reafirmando o compromisso com a integridade, a boa governança e a melhoria contínua da gestão pública em todas as regiões do Acre.