Com o objetivo de fortalecer os mecanismos de controle, integrar os setoriais e aprimorar os processos internos, a Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE/AC), por meio da Unidade Central de Controle Interno (UNCI), iniciou nesta terça-feira, 27, o ciclo de visitas técnicas aos controles internos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A iniciativa integra o plano de ação da UNCI para o exercício de 2025 e está alinhada às atribuições institucionais da unidade, especialmente no que se refere à prestação de assessoria técnica especializada aos controles internos do Estado.

Com o tema “Fortalecimento dos Controles Internos: Diagnóstico, Integração e Orientação Técnica”, as visitas têm como foco apresentar um diagnóstico situacional das unidades, identificar as necessidades e especificidades locais, coletar informações atualizadas sobre estrutura e funcionamento dos controles e, a partir disso, sugerir ferramentas operacionais mais eficazes que contribuam para a modernização e padronização das práticas.
A chefe da Unidade Central de Controle Interno, Vangela Maquiné, destaca a importância da ação:
“Nosso objetivo é garantir uma atuação mais próxima, qualificada e estratégica junto aos setoriais. O diagnóstico situacional nos permite entender as necessidades específicas de cada órgão, enquanto as orientações técnicas contribuem para o alinhamento institucional e a padronização de procedimentos, fortalecendo o controle interno como ferramenta de governança pública”.

Durante a visita à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Alessandro Silva da Costa, chefe da unidade de controle interno do órgão, destacou a importância do trabalho realizado:
“Esse alinhamento é fundamental para que os controles internos atuem de forma mais integrada e sistemática. Com isso, conseguimos elevar a qualidade dos serviços prestados, além de garantir que as particularidades e necessidades de cada unidade setorial sejam compreendidas e aplicadas de maneira eficaz, contribuindo para uma gestão mais eficiente e responsável dos recursos públicos.”
A expectativa é de que, ao final das agendas, seja possível consolidar um panorama mais preciso do funcionamento dos controles internos e oferecer soluções personalizadas para cada realidade institucional. Representando também um passo importante para a criação do Conselho Estadual de Controle Interno, iniciativa que visa institucionalizar e fortalecer ainda mais a articulação entre as unidades setoriais, promovendo a troca de boas práticas e a consolidação de uma cultura de integridade e eficiência na administração pública estadual.

Visita à Sema. Foto: Letícia Vilacorta/CGE
