Controladoria-Geral do Estado realiza ação integrada em 59 órgãos para aprimorar controle interno

Com o objetivo de fortalecer os mecanismos de controle, integrar os setoriais e aprimorar os processos internos, a Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE/AC), por meio da Unidade Central de Controle Interno (UNCI), iniciou nesta terça-feira, 27, o ciclo de visitas técnicas aos controles internos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A iniciativa integra o plano de ação da UNCI para o exercício de 2025 e está alinhada às atribuições institucionais da unidade, especialmente no que se refere à prestação de assessoria técnica especializada aos controles internos do Estado.

As visitas devem alcançar 59 órgãos estaduais, beneficiando mais de 80 servidores que atuam diretamente na área de controle interno. Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Com o tema “Fortalecimento dos Controles Internos: Diagnóstico, Integração e Orientação Técnica”, as visitas têm como foco apresentar um diagnóstico situacional das unidades, identificar as necessidades e especificidades locais, coletar informações atualizadas sobre estrutura e funcionamento dos controles e, a partir disso, sugerir ferramentas operacionais mais eficazes que contribuam para a modernização e padronização das práticas.

A chefe da Unidade Central de Controle Interno, Vangela Maquiné, destaca a importância da ação:

“Nosso objetivo é garantir uma atuação mais próxima, qualificada e estratégica junto aos setoriais. O diagnóstico situacional nos permite entender as necessidades específicas de cada órgão, enquanto as orientações técnicas contribuem para o alinhamento institucional e a padronização de procedimentos, fortalecendo o controle interno como ferramenta de governança pública”.

Alessandro Silva da Costa, chefe da unidade de controle interno da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Foto: Letícia Vilacorta/CGE

Durante a visita à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Alessandro Silva da Costa, chefe da unidade de controle interno do órgão, destacou a importância do trabalho realizado:
“Esse alinhamento é fundamental para que os controles internos atuem de forma mais integrada e sistemática. Com isso, conseguimos elevar a qualidade dos serviços prestados, além de garantir que as particularidades e necessidades de cada unidade setorial sejam compreendidas e aplicadas de maneira eficaz, contribuindo para uma gestão mais eficiente e responsável dos recursos públicos.”

A expectativa é de que, ao final das agendas, seja possível consolidar um panorama mais preciso do funcionamento dos controles internos e oferecer soluções personalizadas para cada realidade institucional. Representando também um passo importante para a criação do Conselho Estadual de Controle Interno, iniciativa que visa institucionalizar e fortalecer ainda mais a articulação entre as unidades setoriais, promovendo a troca de boas práticas e a consolidação de uma cultura de integridade e eficiência na administração pública estadual.

Visita à Sesacre. Foto: Letícia Vilacorta/CGE