Servidores das unidades de controle interno dos órgãos do Executivo Estadual participam, nesta terça-feira, 13, do curso “Controles Internos e Auditoria Governamental”, promovido pelo governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/AC).

Com duração de três dias, a capacitação integra as ações estratégicas da CGE/AC para aprimorar a qualificação técnica dos servidores públicos e fortalecer os mecanismos de prevenção e mitigação de riscos na administração pública. A iniciativa também busca promover o aperfeiçoamento dos instrumentos de governança, ampliando a efetividade das ações de controle.
O curso tem como base a Instrução Normativa CGE nº 003/2023, que institui o Plano Anual de Auditoria e Controle (PAAC), e o Manual de Auditoria Interna, utilizados como referência para padronizar e orientar a atuação das unidades de controle interno.

A controladora-geral do Estado, Mayara Bandeira de Lima, destaca a relevância da atividade para o fortalecimento da gestão pública:
“A pedido do governador Gladson Cameli estamos investindo na capacitação técnica dos servidores, este curso é uma oportunidade estratégica para fortalecer a atuação das unidades de controle interno, alinhando metodologias e aprimorando práticas que impactam diretamente na boa governança, no combate à corrupção e na melhoria dos serviços públicos”, disse.
A capacitação é conduzida pelo professor Francisco Netto, especialista em administração pública, com ampla experiência em controle interno governamental. É autor publicado, certificado em compliance e anticorrupção, e foi Controlador-Geral do Estado de Rondônia.

Para a chefe da Unidade Central de Controle Interno da CGE, Vangela Maquiné, a capacitação é essencial para assegurar que os servidores atuem com eficiência na execução do PAAC. ‘Mais do que oferecer conhecimento teórico, esse treinamento fortalece as ações de controle, contribuindo para a prevenção de falhas e a mitigação de riscos na administração pública’, afirmou.”
Ao aprimorar as competências dos profissionais que atuam no controle interno, o Estado contribui para elevar a qualidade da gestão. Impactando diretamente na melhoria dos serviços públicos, redução de desperdícios e maior segurança na aplicação dos recursos.

Lucas Araújo da Silva e Silva, chefe do Departamento de Controle Interno da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, também ressalta o impacto da formação:
“O curso é fundamental para o aprimoramento do trabalho que já vem sendo realizado em 2024. Com as diretrizes da Instrução Normativa nº 003/2023, surgiram novos desafios para os controles internos, e essa formação contribui diretamente para qualificar ainda mais a execução das atividades.”