CGE realiza workshop sobre ética e integridade no serviço público voltado aos servidores da instituição

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), realizou o Workshop: O Código de Ética da CGE como alicerce para a Integridade, voltado aos servidores da instituição. O evento aconteceu no auditório do Museu dos Povos Acreanos, na manhã desta sexta-feira, 27.

Com o tema “Integridade e Ética no Serviço Público: o papel de cada servidor da CGE”, o evento teve como objetivo apresentar os principais aspectos do Código de Conduta Ética da Controladoria-Geral do Estado e promover a reflexão coletiva sobre os valores que fundamentam a atuação no serviço público, fortalecendo a cultura de integridade no âmbito da CGE.

A ação foi promovida pela Comissão de Ética da CGE/AC, instituída pela Portaria CGE nº 74, de 4 de junho de 2025, que orienta, implementa, acompanha e avalia os servidores públicos da Controladoria quanto à ética profissional no processo administrativo, no tratamento interpessoal e na preservação do patrimônio público.

A Controladora-Geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, foi uma das palestrantes do workshop e abordou a importância do comprometimento institucional com a ética como princípio estruturante da governança.

“Nosso Código de Ética representa muito mais do que um instrumento normativo: ele é um guia para nossas decisões diárias, para a relação com o cidadão e para a entrega de serviços públicos com qualidade e integridade. Fortalecer essa cultura entre os servidores é fortalecer também a confiança da sociedade no nosso trabalho”, destacou a gestora.

O presidente da Comissão de Ética da CGE e diretor de Transparência e Integridade, Marcus Venicius Nunes da Silva, também participou como palestrante e reforçou o papel estratégico da Comissão.

“A Controladoria-Geral do Estado do Acre vive um momento de amadurecimento institucional. O Código de Conduta Ética representa mais que uma atualização normativa, ele simboliza o compromisso da CGE com uma cultura de integridade, respeito e responsabilidade no serviço público. A Comissão atuará de forma preventiva e colaborativa, orientando os servidores e promovendo um ambiente ético, transparente e alinhado aos valores da administração pública”, afirmou Marcus.

Voltado exclusivamente aos servidores da CGE, o workshop buscou estimular o comprometimento individual e coletivo com os padrões de conduta estabelecidos, promovendo um ambiente organizacional coeso, respeitoso e orientado para o interesse público.