A Controladoria-Geral do Estado (CGE) participa da segunda turma do curso de Elaboração dos Planejamentos Estratégicos Setoriais (PES), promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Administração (Sead). A iniciativa integra o Projeto de Fortalecimento da Cultura de Planejamento, que tem como objetivo consolidar práticas de gestão baseadas em evidências e resultados.

O curso teve inicio nesta segunda-feira, 13, no auditório do Centro de Atenção à Saúde do Servidor (CASS), em Rio Branco, reunindo cerca de 40 servidores de diversos órgãos estaduais, entre eles os diretores e chefes das Macrofunções da CGE, a ouvidora-geral do Estado, Márcia Cristina Portela de Mesquita Souza; o diretor de Auditoria e Controle, Cícero Antônio Ferreira Dias; o diretor de Transparência e Integridade, Marcus Venicius Nunes da Silva; a chefe da Unidade Central de Controle Interno, Vangela Nogueira de Oliveira Maquiné; a diretora de Administração e Finanças, Antônia Mágira Fernandes de Oliveira Beiruth; e a chefe da Divisão de Planejamento (DIPLAN) e da Divisão de Gestão Fiscal do Governo (DIGESFI), Hellen Cristina Barroso Lima.

Estruturado em etapas teóricas, práticas e de mentoria, o curso permitirá que cada órgão elabore seu planejamento estratégico setorial alinhado ao Plano Plurianual (PPA), ao Plano Estratégico de Governo e à Agenda Acre 10 Anos, ampliando a eficiência e a capacidade de entrega das políticas públicas no Acre.
Para a chefe da Divisão de Planejamento (DIPLAN) e da Divisão de Gestão Fiscal do Governo (DIGESFI) da CGE, Hellen Cristina Barroso Lima, a capacitação é fundamental para o fortalecimento da governança pública e a melhoria contínua da gestão estatal. “Como órgão central de controle interno, a CGE exerce um papel estratégico na garantia da legalidade, eficiência, transparência e integridade da administração pública. Esse tipo de capacitação fortalece a cultura de planejamento e qualifica os servidores para que atuem de forma mais articulada, com foco em entregas de valor à sociedade”, disse.

O secretário Estadual de Planejamento, Ricardo Brandão, ressaltou que a formação é essencial para consolidar a cultura de planejamento em todos os órgãos do Estado.
“Nosso propósito é garantir que cada instituição pública trabalhe de forma estruturada e estratégica, com foco em resultados que gerem desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população acreana”, afirmou.
Com esse projeto, o Acre se posiciona como um exemplo de gestão pública moderna e comprometida com a transparência e a eficiência, refletindo os valores fundamentais que orientam a administração estadual.

