O Governo do Estado do Acre, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) e da Secretaria de Tecnologia (SECT), lançou nesta segunda-feira (26/02) o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que consiste em um sistema de produção e gestão de documentos e processos administrativos.
Foto 1: Gleilson Miranda/Secom.
Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), O SEI tem o intuito de tornar os documentos e processos administrativos totalmente digitais, assegurando a eficiência, a eficácia e a efetividade da ação governamental com segurança, transparência e economicidade.
Na sexta-feira (23/02), o Sistema foi apresentado aos servidores da CGE/AC, um dos órgãos que farão parte do projeto piloto de implantação do Sistema. Na oportunidade, o Controlador Geral do Estado, senhor Giordano Simplício Jordão, destacou que o sistema será um importante aliado na promoção da transparência pública: “O SEI contribuirá para a publicidade dos processos, tornando mais fácil o acompanhamento por servidores, pelo controle interno e pela sociedade”, enfatiza.
Um dos responsáveis pela implantação do sistema no Estado, Francisco Raildo Cardoso Leitão, garante que são inúmeras as vantagens do SEI, como a ampliação da sustentabilidade ambiental e o aprimoramento da comunicação, uma vez que facilita o acesso do cidadão às instâncias administrativas: “Através do SEI iremos reduzir os custos financeiros e ambientais associados à impressão, com a redução de aluguel com impressoras, toner e papel, e redução de custos operacionais relacionados à entrega e ao armazenamento de documentos e processos”, conclui.
O SEI está regulamentado pelo Decreto nº 8.478, de 16 de fevereiro de 2018, e já conta com um portal que visa estabelecer um eficiente canal de comunicação com os usuários, disponível em www.sei.ac.gov.br.
Assessoria de Comunicação – CGE/AC.