CGE inicia o ano promovendo oficinas de capacitação para elaboração do Plano Anual de Auditoria e Controle

 

O Governo do Acre por meio da Controladoria-Geral do Estado, realizará oficinas de capacitação para gestores dos Setoriais de controle interno dos órgãos e entidades do Estado. O objetivo é capacitar os profissionais para a elaboração do Plano Anual de Auditoria e Controle (PAAC), um instrumento de trabalho fundamental para o fortalecimento da gestão publica, que adequa o Sistema de Controle Interno ao novo modelo de Governança do Estado, atende as exigências das normas do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC) e se fundamenta na gestão de riscos na Administração Pública.

As oficinas serão ministradas pelo Diretor de Transparência e Integridade, Cícero Ferreira, do dia 15 de janeiro ao dia 02 de fevereiro de 2024. Abordando temas como fundamentos do controle interno, gestão de riscos, planejamento de auditoria e elaboração de relatório de auditoria. 

Para Controladora-Geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, "a capacitação é uma oportunidade importante para que os gestores se familiarizem com o processo de elaboração do PAAC e possam contribuir para a melhoria da governança pública".

O PAAC é um documento que define as ações de auditoria e controle a serem realizadas no Estado no ano seguinte. Ele é elaborado com base na análise dos riscos de irregularidades identificados nos órgãos e entidades públicas. O Plano é importante para garantir a efetividade das atividades de controle e contribuir para a melhoria da governança pública.