Com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nas atividades de controle do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a Controladoria Geral do Estado (CGE) promoveu na última quarta-feira, 9, um treinamento sobre o SICON (Sistema de Controle Interno). O software é utilizado pela CGE no gerenciamento das ações de controle e será usado a partir de agora pelos servidores do Iapen.
A ferramenta possibilita a implementação de melhorias para aprimoramento da gestão do controle interno. Com a implantação do sistema a CGE passa a monitorar via internet todo o desenvolvimento e aplicação de ações propostas pelo Iapen e que visam maior qualidade e regularidade na administração dos recursos públicos.
A servidora da CGE, Adriana Marreiro, que participou da capacitação, avaliou de forma positiva o encontro. Ela explica que o Iapen é o primeiro órgão público a receber a implantação do sistema. “Com o SICON vai ser possível definir as responsabilidades de cada servidor que trabalha no controle interno e assim acompanhar se ações propostas estão sendo cumpridas”, frisou.
Para o responsável pelo setorial de controle do Iapen, Álvaro Albuquerque, a implantação do programa vai facilitar o trabalho dos servidores e agilizar na identificação de possíveis problemas. “Antes para fazer qualquer consulta era necessário analisar vários papéis, com as informações todas dentro do sistema será bem mais rápido”, explica.