Setoriais de Controle Interno se reúnem na CGE para oficina para discutir os aspectos legais, práticos e metodológicos

Como parte da atuação preventiva e orientativa, a Controladoria Geral do Estado (CGE/AC) encerrou nesta quinta-feira (13) a Oficina na área de Controle Interno que envolveu servidores dos Setoriais de Controle Interno de 08 Secretarias e entidades do Poder Executivo do Estado.

A iniciativa tem o objetivo de abordar as principais atividades de controle, bem como aplicação da metodologia, sobretudo, por conta dos exercícios e das dinâmicas com simulação de situações práticas.

Foto 01: Assessoria de Comunicação (CGE).

Esse encontro possibilitou o intercâmbio de conhecimentos e experiências para auxiliar ainda mais o trabalho dos setoriais de controle interno.

O objetivo principal da CGE é orientar os servidores quanto às atribuições e competências dos Órgãos Setoriais de Controle Interno, bem como estreitar a atuação articulada com o Órgão Central de Controle Interno, para possibilitar um aprimoramento do controle interno preventivo dos gastos públicos.

Foto 02: Assessoria CGE/AC.

Tecnicamente subordinadas à Controladoria Geral, mas vinculadas aos respectivos órgãos e entidades para fins administrativos e funcionais, os órgãos Setoriais de Controle Interno e a CGE compõem o Sistema de Controle Interno do Estado com o intuito de verificar a estrutura, funcionamento, segurança e a aderência às normas dos controles internos das atividades sistêmicas, para evitar o desperdício e o uso indevido de recursos públicos.

Assessoria CGE/AC.