A Controladoria-Geral do Estado realizou nesta quinta-feira (19) uma ação de conscientização sobre o câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa para os servidores. A atividade contou com uma palestra de conscientização em parceria com a equipe da assistência social da CECON Rosimayre Maia e a enfermeira Isabelly Rossetto do consultório de enfermagem Tríade Nurse.
A palestra abordou temas como os fatores de risco para o câncer de mama, os sintomas da doença, o diagnóstico precoce e os tratamentos disponíveis. A Controladora-Geral do Estado, Mayara Cristina de Lima, também fez uma fala sobre a importância do Outubro Rosa.
"Acredito que a conscientização é o primeiro passo para a prevenção. Por isso, esse é um momento importante, para que possamos relembrar e aprender mais sobre os fatores de risco e os sintomas", disse.
A enfermeira Isabelly Rossetto também ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. "O câncer de mama é uma doença que pode ser curada se for detectada precocemente. Por isso, é importante que as mulheres façam o autoexame das mamas mensalmente e realizem a mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade", afirmou.
Dados sobre o câncer de mama no Acre
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022 foram estimados 110 novos casos de câncer de mama no Acre.
A faixa etária com maior incidência da doença é de 50 a 69 anos.
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Acre.
ASCOM - CGE
Assessoria de comunicação - Raryka Souza