“Nós consideramos que hoje é um marco histórico na atuação dos controles internos das secretarias, e quem vai ganhar é a população acreana”, declarou Marina Lima, analista de Controle Interno da Secretária de Estado de Saúde (Sesacre), na abertura do curso Elaboração do Plano Anual de Auditoria e Controle, realizada nesta quarta-feira,8, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC), em Rio Branco.
Participante do curso e analista de Controle Interno da Sesacre, Marina Lima: “Marco histórico”. Foto: Andréia Nobre/Secom
O evento é uma realização do governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), e segue até quinta-feira, 9, com mais de cem representantes dos setoriais de controladorias das secretarias, autarquias e instituições do Poder Executivo, com o objetivo de elaborar o plano anual de auditoria e controle e capacitar servidores para atuação de forma mais técnica.
Mais de cem gestores de diversos órgãos do Estado participam do evento. Foto: Andréia Nobre/Secom
Segundo a controladora-geral do Estado, Mayara Lima, o curso vai também auxiliar os participantes nas rotinas de trabalho. “Este evento procura levar mais profissionalismo, eficiência e conhecimento sobre a abordagem de controle interno, dando aos participantes e aos gestores mais respaldo para executar as atividades e os programas de governo em suas instituições”, afirmou Mayara.
Segundo a controladora-geral do Estado, Mayara Lima, o curso vai auxiliar os participantes nas rotinas de trabalho. Foto: Raryka Souza/CGE
De acordo com diretor de Transparência e Integridade da CGE e palestrante do evento, Cícero Ferreira, a metodologia aplicada durante o curso vai proporcionar “mais segurança jurídica, tanto para os controladores quanto para os dirigentes de cada órgão, e isso representa a modernização na forma de trabalho dos controles internos”.
Diretor de Transparência e Integridade da CGE e palestrante do evento, Cícero Ferreira. Foto: Andréia Nobre/Secom
A função das controladorias é de fiscalizar os gastos públicas dos órgãos e entidades que compõem o Poder Executivo, com a finalidade de evitar irregularidades, indícios de corrupção, má gestão de recursos, desperdícios e outros problemas, a fim de promover a boa gestão das contas públicas.
- SECOM