CGE promove encontro com os Setoriais de Controle Interno

A Controladoria Geral do Estado do Acre – CGE promoveu nesta quinta-feira, 15, um Encontro com os Setoriais de Controle Interno, com a presença dos ex-controladores gerais do Estado, Flora Valadares e Edson Manchini, e do coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção e Combate à Corrupção da CGU, Nilberto Nilson.

Foto: Assessoria/CGE.

O Encontro teve como objetivo ressaltar o papel do controlador interno e sua responsabilidade perante as prestações de contas da despesa pública, além de ser um disseminador de conhecimento dentro do órgão, oferecendo embasamento para os atos do gestor público.

O evento contou com 68 servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública, e também com a participação do gestor de políticas públicas, José Luciano Souza de Araújo. Ele compartilhou com os demais colegas a sua experiência à frente do controle interno na Secretaria de Estado de Polícia Civil, expondo os desafios e superações desta atividade que exerce desde 2008.

Foto: Assessoria/CGE.

Conforme reiterou a ex-controladora e atual assessora especial do governo, Flora Valadares, apesar de responder ao órgão administrativamente, cada controlador interno está ligado à CGE normativamente, o que lhe assegura a autonomia para agir conforme as diretrizes estabelecidas pelo órgão central.

Para o controlador-geral do Estado, Giordano Simplício Jordão, esse tipo de evento serve para estreitar os laços entre setorial e controladoria. “Devido à correria do cotidiano e das particularidades de cada órgão, a tendência é ficarmos isolados, quando na verdade devemos estar em constante troca de informações e conhecimentos, para fortalecer o controle”, enfatizou.

Foto: Assessoria/CGE.

Assessoria CGE