Controladoria-Geral do Acre celebra 16 anos de fundação

Servidores da Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE) reuniram-se nesta quinta-feira,31, na sede da órgão, em Rio Branco, para celebrar o aniversário de 16 anos de fundação da instituição.

A CGE foi implantada pela lei complementar nº 171 de 2007 e o órgão é responsável por exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das instituições e entidades que compõem  a administração pública estadual.


Solenidade de aniversário de 16 anos da CGE foi realizada nesta quinta, 31. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

 

Segundo a controladora-geral do Estado, Mayara Cristine de Lima, com o passar dos anos, a CGE vem avançando progressivamente. “Estamos desenvolvendo todas as diretrizes, com orientações normativas de gestão de riscos, controle interno e integridade, com o intuito de fortalecer a administração pública do Acre”, ressaltou.

 

Controladora-geral do Estado, Mayara Cristine de Lima. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Há 16 anos trabalhando na Controladoria, Maria José Pinheiro expressou alegria por estar na instituição desde a sua fundação: “Para mim, é muito gratificante fazer parte desta história, eu vivi muitos momentos bons aqui, estou muito feliz”.

 

Maria José Pinheiro trabalha nos serviços gerais do órgão. Foto: Dhárcules Pinheiro

O gestor de políticas públicas Cícero Ferreira, que fez parte da equipe de criação da Controladoria, falou sobre a importância órgão. “O sistema de controle interno hoje tem várias atuações, que vão além da auditoria e fiscalização, como ouvidoria, combate à corrupção, integridade das contas públicas, gestão de riscos e transparência pública”, destacou.

 

O servidor Cícero Ferreira colaborou com a criação da Controladoria. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

 

Durante a solenidade, servidores que chegaram à aposentadoria foram homenageados com um certificado de honra ao mérito, pela dedicação prestada ao serviço público. Os aniversariantes do mês também foram lembrados.

 

 

Servidores da CGE se reuniram para celebrar. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

 

História

 Fundada em 31 de agosto de 1997, no governo de Binho Marques, a CGE cumpre a determinação constitucional da obrigatoriedade de existir um sistema eficaz de controle interno no Poder Executivo estadual.

O órgão da administração direta de assessoramento governamental teve como primeira controladora-geral Flora Valladares.

Atualmente a Controladoria é regida pela lei complementar estadual nº 247, de 24 de fevereiro de 2012, com a missão de coordenar as atividades de controle interno, zelando pela qualidade e regularidade da aplicação dos recursos públicos, para satisfação do interesse social.

O órgão tem sede em Rio Branco. Servidores de outras carreiras de Estado, como gestores de políticas públicas, especialistas (administradores e engenheiros), técnicos em gestão pública e comissionados compõem o corpo técnico da instituição.

A Controladoria também trabalha em conjunto com diversos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público Estadual e a Delegacia de Combate à Corrupção e aos Crimes contra a Ordem Tributária e Financeira.



Andreia Nobre - SECOM GOV