Técnicos da Controladoria Geral do Estado de Rondônia visitam a CGE/AC

Nesta última quarta-feira (03), o Controlador-Geral do Estado de Rondônia, Leonor Schrammel e duas técnicas da área de cálculos, Suely Fernandes e Maria Beleza de Sousa, visitaram a CGE/AC para conhecer os procedimentos e sistemas tecnológicos adotados no exercício do controle interno no Acre.

Durante a visita, foram apresentados a metodologia e procedimentos utilizados pela CGE/AC na execução das suas atividades, assim como as ferramentas tecnológicas SICON – Sistema de Controle Interno e GRP – Gestão de Recursos Públicos.

O SICON é uma ferramenta tecnológica adotada pela CGE/AC para gestão de ações de controle e acompanhamento da implementação de soluções e boas práticas pelos órgãos e entidades do Poder Executivo. O GRP é um sistema adotado pelo governo acriano para o gerenciamento das compras governamentais, almoxarifado e patrimônio, ferramenta tecnológica que foi divulgada como boa prática no Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e apoiada pelo Banco Mundial.

 “Nós recebemos a revista do planejamento estratégico da CGE/AC e achamos importante ver na prática o que esta instituição tem feito na área de controle interno. A visita possibilita a troca de experiências com a equipe da CGE/AC, uma vez que tanto o Acre como Rondônia são integrantes do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Pretendemos assim, compartilhar experiências e obter informação quanto à evolução de sistemas adotados para o acompanhamento da gestão pública.”, explicou o Controlador-Geral de Rondônia.

Para o Controlador-Geral de Rondônia, a visita é de grande relevância, visto que em termos estratégicos a CGE/AC tem uma dedicação muito clara e precisa quanto ao controle, com enfoque na modernização de processos e normas. “O que pretendemos é conhecer essa experiência para implantar as boas práticas em Rondônia nas questões de transparência, normatização, qualificação técnica, recursos humanos e tecnologia”, enfatizou Leonor.

Na oportunidade, os técnicos de Rondônia visitaram o projeto Cidade do Povo, uma iniciativa do governo na gestão habitacional que funciona como uma “cidade dentro da cidade” e conta com casas populares, delegacias e postos de saúde, tudo para atender à população com os serviços públicos básicos, considerado pelo governo do Acre o maior programa habitacional já realizado no Estado.

Assessoria/CGE