Acre realiza I Fórum Indígena para promover a sustentabilidade e o engajamento nas mudanças climáticas

No período de 4 a 7 de julho, o Estado do Acre sediará o I Fórum Indígena, um evento para fortalecer a inclusão dos povos indígenas nas discussões e decisões acerca das mudanças climáticas e serviços ambientais. O governador Gladson Cameli, o secretário de Estado da Casa Civil, Jonathan Donadoni, e a assessora Especial Indígena, Francisca Arara, são os anfitriões desse encontro que acontecerá no Teatro da Ufac.

 

Fotos José Luiz Maciel/CGE

O Fórum, que trará à tona questões cruciais relacionadas às mudanças climáticas e serviços ambientais, contará com a presença da Controladoria-Geral do Estado (CGE). A controladora Mayara Cristine de Lima foi convidada a prestigiar a abertura do evento. Essa participação ressalta o compromisso do órgão com a temática e a importância de envolver os povos indígenas nas discussões sobre essas questões tão relevantes para o estado.

Ao reunir representantes indígenas, autoridades governamentais e especialistas na área ambiental, o fórum busca criar um espaço de diálogo e construção conjunta de soluções que promovam a sustentabilidade e o bem-estar das comunidades indígenas. É imprescindível que os povos indígenas sejam considerados agentes ativos na preservação do meio ambiente e na luta contra as mudanças climáticas. Nesse contexto, a participação da CGE no I Fórum Indígena do Estado do Acre reforça a importância da colaboração e do engajamento de diferentes esferas governamentais e da sociedade civil para enfrentar esses desafios de maneira eficaz e inclusiva.

 

Fotos José Luiz Maciel/CGE

Durante os quatro dias de evento, serão discutidos temas como a preservação ambiental, a proteção dos territórios indígenas e a participação dessas comunidades nas decisões relacionadas às mudanças climáticas. Painéis, mesas-redondas e palestras serão realizados, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências.

 

Fotos José Luiz Maciel/CGE

 

O 1º Fórum Indígena sobre Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Acre marca um marco significativo no compromisso do estado em valorizar e respeitar os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que promove ações concretas para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger o meio ambiente. Essa iniciativa reforça o papel fundamental dos indígenas como guardiões da natureza e como parceiros indispensáveis na construção de um futuro sustentável.

 

Assessor de comunicação - José Luiz Maciel/CGE